domingo, 29 de junho de 2008

O que é Litosfera,Atmosfera,Hidrosfera e Biosfera


A litosfera – ou crosta terrestre a camada sólida mais externa da Terra, e seu interior é constituído de materiais em estado pastoso. A litosfera tem cerca de 200 km de espessura. A parte interna do globo terrestre é composta por diversas camadas, com diferentes materiais. Cada uma delas possui temperatura e densidade próprias, o que traz implicações sobre a dinâmica interna da Terra, como as erupções vulcânicas e os terremotos.
Hidrosfera - A esfera das águas - rios, lagos e mares - que formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra Da hidrosfera da Terra que compreende os lagos, mares, rios e as águas subterrâneas as águas marinhas e salobras correspondem a 97,4% e os restantes 2,6% são água doce, o que mostra a imensidão das águas marinhas e consequentemente sua importância sob vários aspectos como fonte alimentar, meio de transporte, depósito petrolífero e de minerais, por exemplo.
Atmosfera - Camada de gases que envolve um planeta ou um satélite. A atmosfera (do grego atmós, gás; sphaîra, esfera) da Terra tem espessura estimada em 800 km. É formada por gases, principalmente o nitrogênio (78%), o oxigênio (21%) e o argônio (0,9%), e por gases menores, entre eles o vapor de água e o dióxido de enxofre, que totalizam apenas 0,1% do volume do ar atmosférico. A atmosfera contém também microrganismos e partículas sólidas, como cinzas vulcânicas e poeira.
A biosfera, ou esfera da vida, resulta das relações existentes entre a atmosfera, a hidrosfera e a litosfera. Tais relações são muito antigas, na realidade, sua origem é de vários milhões de anos. Contudo, o termo biosfera é recente, assim como a compreensão da necessidade de sua preservação para o futuro da humanidade. Sua espessura não ultrapassa os 50 km e, quando comparada ao diâmetro da Terra, percebe-mos quão frágil é. Porém, sua fragilidade vem do fato de ela manter-se graças a um jogo de forças muito sensível que se autoregula e se autopreserva. Nesse jogo, os diversos elementos que compõem a biosfera se influenciam mutuamente. A alteração de um deles pode desencadear uma série de reações que atingirão alguns dos elementos do sistema, além do sistema como um todo. O homem integra e depende diretamente das relações que se desenrolam no interior da biosfera. Sua ausência significa o fim da própria humanidade. Há milhares de anos o homem se encontra adaptado à biosfera terrestre.

8 comentários:

Unknown disse...

achei muito lagal esse site

Unknown disse...

legal!!!

Unknown disse...

eu achei o maximo e muito legal mesmo





karen

iara disse...

eu achei maravilhoso tem tudo que queremos e muito + muito maneiro

iara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Encontrar um assunto resumido é tudo de bom para um estudante que precisa ganhar tempo pra fazeros outos trabalhos. Achei o máximo! isso facilitou a minha vida. Continuem co essa visão e parabens!!!

**Giovanna ♥ @mor&terno ** disse...

Graças ha esse site irá me fazer descobrir minhas dúvidas,ou seja,tirá-las !!!
É interessante nós termos vontade de descobrir coisas além da vida ou até ter certeza do viu ou ouviu nehh...Em minha opinião ás pessoas podiam ter mais um pouco de interesse sobre isso,mais assim não é agradável vc fazeer aquilo porque as outras pessoas estão falando pra vc ou até mesmo comentando e vc ouviu não,ás pessoas tem que ver pelo lado positivo,ou seja,ter vontades próprias ir em busca do quer é isso que eu vejo e entendo sobre essas coisas que fazemos e que ás vezes não temos tempo e acabamos sendo conduzidos pelo senso comum nós escultamos mas não corremos atráz pra saber se aquela pessoa disse certo ou então falou porque ouviu etcc ...Obrigada

Nando disse...

Muito bom!

Bem prática as explicações.

=]