domingo, 29 de junho de 2008

O que é Litosfera,Atmosfera,Hidrosfera e Biosfera


A litosfera – ou crosta terrestre a camada sólida mais externa da Terra, e seu interior é constituído de materiais em estado pastoso. A litosfera tem cerca de 200 km de espessura. A parte interna do globo terrestre é composta por diversas camadas, com diferentes materiais. Cada uma delas possui temperatura e densidade próprias, o que traz implicações sobre a dinâmica interna da Terra, como as erupções vulcânicas e os terremotos.
Hidrosfera - A esfera das águas - rios, lagos e mares - que formam uma camada descontínua sobre a superfície da Terra Da hidrosfera da Terra que compreende os lagos, mares, rios e as águas subterrâneas as águas marinhas e salobras correspondem a 97,4% e os restantes 2,6% são água doce, o que mostra a imensidão das águas marinhas e consequentemente sua importância sob vários aspectos como fonte alimentar, meio de transporte, depósito petrolífero e de minerais, por exemplo.
Atmosfera - Camada de gases que envolve um planeta ou um satélite. A atmosfera (do grego atmós, gás; sphaîra, esfera) da Terra tem espessura estimada em 800 km. É formada por gases, principalmente o nitrogênio (78%), o oxigênio (21%) e o argônio (0,9%), e por gases menores, entre eles o vapor de água e o dióxido de enxofre, que totalizam apenas 0,1% do volume do ar atmosférico. A atmosfera contém também microrganismos e partículas sólidas, como cinzas vulcânicas e poeira.
A biosfera, ou esfera da vida, resulta das relações existentes entre a atmosfera, a hidrosfera e a litosfera. Tais relações são muito antigas, na realidade, sua origem é de vários milhões de anos. Contudo, o termo biosfera é recente, assim como a compreensão da necessidade de sua preservação para o futuro da humanidade. Sua espessura não ultrapassa os 50 km e, quando comparada ao diâmetro da Terra, percebe-mos quão frágil é. Porém, sua fragilidade vem do fato de ela manter-se graças a um jogo de forças muito sensível que se autoregula e se autopreserva. Nesse jogo, os diversos elementos que compõem a biosfera se influenciam mutuamente. A alteração de um deles pode desencadear uma série de reações que atingirão alguns dos elementos do sistema, além do sistema como um todo. O homem integra e depende diretamente das relações que se desenrolam no interior da biosfera. Sua ausência significa o fim da própria humanidade. Há milhares de anos o homem se encontra adaptado à biosfera terrestre.

sexta-feira, 27 de junho de 2008




Planeta Terra ou planeta Água?
Porque esses dois nomes? Na verdade é porque 3/4 do planeta são cobertos de água. E dessa água somente 3% é própria para o consumo humano (água doce). Os outros 97% são de água que é imprópria para o consumo humano (água salgada). Você sabia que o Brasil é o país que mais tem água doce no mundo? Pois é mas, mesmo assim não se tem muita água doce no mundo. O pior é que as pessoas ainda disperdiçam a água boa para consumo humano. Algumas pessoas tentam concientizar as outras mas, não tem dado bons resultados.
A cadeia alimentar aquática
Cadeia Alimentar é o fluxo unidirecional de matéria e energia, entre produtor e consumidor.(unidirecional: que se move em uma única direção)algumas cadeias alimentares são na terra e outras na água. E alguns seres que participam da cadeia alimentar áquatica são as algas,caramujos, insetos alados(aves),larvas,peixes,alguns mamiferos e seres decompositores(fungos e bacterias). E aqui o que são e fazem alguns desses seres: As algas compreendem vários grupos de seres vivos aquáticos e autotróficos, ou seja, que produzem a energia necessária ao seu metabolismo através da fotossíntese. A maior parte das espécies de algas são unicelulares e, mesmo as mais complexas – algumas com tecidos diferenciados – não possuem verdadeiras raízes, caules ou folhas.
Caramujo ou Burrié é um molusco gastrópode de água doce. Tem a concha em espiral, com as voltas ou giros no mesmo plano, recebendo por isso a denominação de planorbídeo. Os caramujos ou planorbídeos criam-se e vivem na água doce de córregos, riachos, valas, alagados, brejos, açudes, represas ou outros locais onde haja pouca correnteza.
Os caramujos jovens alimentam-se de vegetais em decomposição e folhas verdes.
Muitos fungos decompõem a matéria orgânica. Em ecologia, chamam-se decompositores aos seres vivos, como certas bactérias e fungos, que atacam os cadáveres, excrementos, restos de vegetais e, em geral, matéria orgânica dispersa no substrato, decompondo-a pouco a pouco.
Ocupam um nível trófico à parte dos outros detritivoros, já que se alimentam da matéria orgânica em decomposição. Quando se alimentam, degradam a matéria orgânica em matéria inorgânica (mineral), que é depois re-utilizada pelos produtores, num processo matéria inorgânica (mineral), que é depois re-utilizada pelos produtores, num processo natural de reciclagem. (Fonte: retirado dos sites wikepedia e brasilescola.com)